GESTANTES RECEBEM REPELENTES CONTRA O AEDES AEGYPTI

05/Abril/2017     Social

A distribuição dos repelentes é um programa do Ministério da Saúde, e a Secretaria Municipal de Saúde iniciou na manhã desta quarta-feira (05/04), na CAF - Central de Abastecimento Farmacêutico [Farmácia Básica], na Praça da Bandeira, a distribuição de repelentes para reforçar a proteção contra o mosquito Aedes Aegypti em gestantes, que são inscritas no programa Bolsa Família.

Essa distribuição de repelentes é exclusivamente para gestantes do Bolsa Família, e em Santana tem algo em torno de 200 que serão beneficiadas.

Estiveram presentes ao ato de entregas do produto: Hamilton Pereira, Vanessa Bonfim e Tainara Santos [funcionárias da Farmácia Básica], Gheysa Lopes [farmacêutica da CAF], Ariel Teixeira [diretor-gestor dos PSFs], Alessandro Santos [coordenador do CRAS], Cleide Marques [presidente do Conselho municipal de Assistência Social], Juliana Neves [coordenadora municipal de Vigilância em Saúde], além de Eugênia Fagundes e Lucília Costa secretárias municipais de Assistência Social e de Saúde, respectivamente. A medida, no entanto, não deve ser a única maneira de  se evitar a transmissão da Dengue, Chikungunya e do Zica Vírus. É importante que as gestantes adotem ainda medidas simples que possam evitar o contato com o Aedes, como se proteger da exposição de mosquitos, manter portas e janelas fechadas ou teladas, usar calça e camisa de manga comprida, entre outras medidas.

É necessário se ter cuidados para erradicar os focos ou criadouros de mosquitos, como evitar vasilhas destampadas expostas com água parada.

O repelente após aplicado tem duração de 10 horas, e cada gestante tem direito de receber um frasco por mês.