Hortaliças São Doadas Na Zona Rural

27/Março/2017     Social

O Programa de Aquisição de Alimentos – PAA foi criado em 2003, e possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação, dentro do princípio da transparência que permeia todas as ações da CONAB no segmento da Agricultura Familiar, por meio da execução dos instrumentos operacionais do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA.
O PAA objetivando combater a fome e a pobreza, ao tempo que fortalece também a agricultura familiar, com ajuda aos pequenos agricultores, e suas organizações [associações], fazendo estimular processos de agregações, aumentando suas rendas e surgimento de mais clientes. Nesta situação, tem o próprio município de Santana como cliente, que através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, tem dado oportunidades para associações a se valerem dessa ajuda para complementar a renda familiar e dos seus afiliados.
Parte desses alimentos é adquirida pelo governo, diretamente dos agricultores familiares para formação de estoques estratégicos, para distribuição à população de maior vulnerabilidade social.
Na sexta-feira [10 de março], a secretária de Assistência Social [Eugênia Fagundes Alves], acompanhada por uma equipe formada por Alessandro Nunes dos Santos [Leo da Igreja, coordenador do CRAS], também Tiago Souza Oliveira e Rosana Rita de Souza, que se dirigiram para as comunidades do Barreirinho, Barreiro Fundo, Pau-Terra, Tataíras Mamão, Patos, parte do Caracol, de Baraúnas, Missão e Baixa Funda, para a distribuição de verduras (hortaliças), de casa em casa, beneficiando algo em torno de 150 famílias [atingindo aproximadamente 750 pessoas]. Foram percorridos cerca de 90 km, nessa região que segue em direção do nascente.
Neste mês de março foram mais de 3.000 kg de alimentos do PAA, e o que mais chamou a atenção foi a satisfação estampada nas feições dos beneficiados ao receberem os itens contidos na distribuição das verduras [hortaliças]: alface, couve, coentro, cheiro verde, cebolinha, rúcula, quiabo, berinjela, cenoura e beterraba, que foram adquiridos das Associações: de Brejinho, das Mulheres de Várzea e Cachoeira e a São Miguel da comunidade do Sossego